
Docente nas Unidades Curriculares:
-
Licenciatura (1º Ciclo):
-
Planeamento e Avaliação em Educação Física
-
Áreas Científicas de Interesse: Atletismo, Desporto Escolar, Didáctica da Educação Física, Motivação, Motricidade Humana, Movimento Olímpico.
Professor Auxiliar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes desde 2012/2013, desempenhando as funções de docente no Ramo Educação Física e Desporto Escolar do Curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto. Lecciona Seminários na unidade curricular de Planeamento e Avaliação em Educação Física e Desporto Escolar.
É Doutorado Europeu em Rendimento Desportivo pela Universidade da Extremadura (Espanha) com distinção e louvor por unanimidade. Possui a Distinção Honorífica com a atribuição do Prémio Extraordinário de Doutoramento no Campo de Conhecimento Social, pela Universidade da Extremadura, pelos relevantes méritos académicos demonstrados.
Foi docente na Escola Superior de Educação Jean Piaget (Instituto Piaget), em Almada (1999/2000), no curso de Licenciatura de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico na variante Educação Física leccionando os Seminários de Gestão Pedagógica Interdisciplinares e Interprojectos.
Docente no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) do Instituto Piaget, em Almada (2000/2004), no curso de Licenciatura em Motricidade Humana nos ramos, Ciências da Educação Física e do Desporto e Educação Especial e Reabilitação leccionando a disciplina anual “Organização do Sistema Educativo e Desenvolvimento Curricular” e “Estágio I” (3º Ano). Também foi Orientador Interno de Estágio, Arguente em Júris de defesa de Memórias Finais, Coordenador e Orientador Interno das Memórias Finais do 4º ano da Licenciatura em Motricidade Humana do Ramo Universitário de Ciências da Educação Física e do Desporto.
Em 2001-2002 leccionou no Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, a disciplina “Recursos e Tecnologias Educativas” no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), em Lisboa.
Foi Atleta Internacional, Juiz de Mérito, Árbitro Internacional e Treinador na modalidade de Atletismo, tendo sido um dos elementos pioneiros das Provas Abertas a Todos. Foi ainda Juiz, Árbitro e Dirigente em Natação.
É Membro da Academia Olímpica de Portugal, desde o ano de 1988.
É ainda arguente em Mestrados e Doutoramentos em Portugal e Espanha. Atribui pareceres para Doutoramentos Europeus.
Artigos em revistas peer-review:
-
Marreiros, J. & Claro, M. (2016). Desporto Escolar: Enquadramento histórico, jurídico e político. OMNIA Nº 4, Abril - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. 87-98. ISSN: 2183-4008.
-
Sánchez-Oliva, D., Leal, J., Marreiros, J., González, J., García-Calvo, T. (2014). Validação do Questionário de Apoio às Necessidades Psicológicas Básicas em Portugal. Psychology/Psicologia Reflexão e Crítica. 27(4), 615-624. DOI: 10:1590/1678-7153.201427402.
Livros:
-
Marreiros, J. (1988). Jogos Olímpicos e Olimpismo. Edição do autor. Tomar.
-
Marreiros, J. (1992). Jogos Olímpicos e Olimpismo. 2ª Edição Barcelona/92. Edição do autor. Tomar.
-
Marreiros, J. (2003). Os Jogos Populares na Festa dos Tabuleiros - A sua possível origem. Tomar: Comissão Central da Festa dos Tabuleiros 2003
-
Marreiros, J. (2006). Desporto Escolar: que realidade? Contributo para a caracterização deste subsistema de ensino. Colecção Análise da Acção Educativa, Edições COSMOS
Capítulos de livros:
-
Jogos Tradicionais (2001). VI Congresso de Folclore do Ribatejo 1999. Região do Turismo do Ribatejo, Santarém, pp 145-155.
-
O Desporto Escolar e a Cidadania (2001). IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologia da Educação-Percursos e Desafios. Departamento de Pedagogia e Educação. Universidade de Évora, pp 182-183.
-
O Desporto Escolar e a Cidadania (2003). Didácticas e Metodologias de Educação-Percursos e Desafios. Departamento de Pedagogia e Educação. Universidade de Évora, Vol. II, pp 1063-1066.
Artigos de revisão / opinião:
-
Marreiros, J. (2003). Qual a verdadeira data da fundação do Comité Olímpico Português? Revista Atletismo, nº 264, Novembro, 39.
Comunicações Orais:
-
De 14 a 17 de Maio de 2014. Complejo Cultural San Francisco - Cáceres. Comissão Organizadora: XIV Congreso Nacional y I Internacional de Psicología de la Actividad Física y del Deporte - Innovaciones y aplicaciones desde una perspectiva transfronteriza.
-
Comunicação: “Aspectos Motivacionales y Conceptuales para la Práctica Deportiva y Razones para el abandono en una Institución de Enseñanza Superior em Portugal”.
-
Coordenador do Simpósio nº 28: “Los otros significativos y su incidencia en la práctica deportiva”.
-
De 13 a 15 de Novembro de 2014. Facultad de Ciências del Deporte da Universidad de Extremadura. Participação no VIII Congreso Internacional de Ciencias del Deporte com a apresentação da Comunicación Oral (59): “Aspectos Motivacionales y Conceptuales para la Prática Deportiva y Razones para el Abandono”.
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:
-
Marreiros, J. (1998). Desporto Escolar, que realidade? Contributo para a caracterização deste
subsistema de ensino na Região de Tomar. Dissertação de mestrado não publicada. Universidade de Évora. Link
TESE DE DOUTORAMENTO:
-
Marreiros, J. Aspectos Motivacionales y Conceptuales para la Práctica Deportiva y Razones para el Abandono en una Institución de Enseñanza Superior en Portugal. Facultad de Ciencias del Deporte, Universidad de Extremadura.